Restauração de móveis: estilo e economia

A restauração de móveis é uma prática bastante antiga e que tem se popularizado ainda mais nos útimos tempos pelo seu viés econômico e sustentável. Seja um móvel antigo de família, uma peça rara comprada em um antiquário ou apenas para renovação de um objeto que se tem uma ligação sentimental, a restauração dá uma aparência totalmente nova ao seu ambiente que ganha um toque vintage ou retrô.

Ao contrário do que alguns acreditam, os móveis possuem uma função muito maior do que o simples utilitário. Eles são a decoração da sua casa e definem o tom e harmonia dos seus ambientes, que podem ser mais frios, quentes, alegres ou minimalistas, efeitos que precisam ser pensados dependendo do sentimento que você deseja transmitir em cada um deles. E acredite ou não, faz toda a diferença.

Praticamente qualquer objeto pode ser recuperado, até aquele abandonado há anos no porão. O tipo de recuperação que pode irá entre cada um, dependendo do que você deseja passar com ele, podendo ser apenas a restauração da matéria do móvel, sem modificações, de forma a manter a história de um objeto antigo e para valorizá-lo financeiramente; ou uma restauração completa para dar uma nova vida ao móvel, aplicando uma nova pintura, texturas e diversas outras técnicas.

Por ser uma atividade bastante lucrativa, há muitas empresas hoje em dia que são especializadas em restauração e os podem ser diversos, então vale pesquisar bastante para encontrar o que vai ser melhor para você. Porém, algumas restaurações são bem simples e podem ser feitas mesmo em casa, podendo proporcionar até um bom momento de diversão e relaxamento. Quem sabe você até não encontra um novo hobbie?

De uma forma ou de outra, seja em casa ou em um local especializado, a restauração de móveis é recomendada à todo mundo. O seu bolso agradece e o meio ambiente também, e de brinde sua casa ganha muito mais estilo e personalidade. Experimente!