Finanças: como se organizar para comprar um imóvel.

Você tem o sonho de ter o próprio imóvel, mas nunca consegue se organizar financeiramente para isso? Ou então acha que o seu dinheiro nunca daria para comprar um imóvel? Bom, com um pouco de organização você pode sim realizar esse sonho. Isso porque, de acordo com os economistas, a maioria dos problemas financeiros enfrentados pelas pessoas são resultado de comportamentos automáticos e irracionais.

Os hábitos do dia a dia muitas vezes fazem a gente gastar muito mais do que é preciso. Conseguir mudar os pequenos hábitos não é fácil, mas não é uma tarefa impossível.

Muitas pessoas gastam muito dinheiro com “recompensas” por ter uma rotina. Por exemplo: você trabalhou muito durante o dia todo e no fim do dia você passa naquela loja no caminho para casa e compra uma coisa que você não precisa, mas para satisfazer a sua necessidade de satisfação por ter realizado uma coisa cansativa durante o dia todo.

Para te ajudar a organizar a sua vida financeira e conseguir finalmente realizar o seu sonho da casa próprio, vamos te dar algumas dicas de como mudar a sua rotina de maus hábitos financeiros.

 

1º – ANOTE TODOS OS GASTOS MENSAIS

A primeira dica é essencial para todo e qualquer controle de alguma coisa, principalmente o financeiro. Anote todos os seus gastos do mês para descobrir com o que você anda gastando o seu dinheiro, assim você conseguirá identificar padrões, fazer as contas e conseguir decidir onde você pode economizar.

 

2º – DESCUBRA O MOTIVO DA SUA RECOMPENSA

Cada hábito que a gente adquire tem um motivo, o cérebro se vicia em rotinas porque elas nos trazem algum tipo de recompensa. O corpo libera dopamina quando algo nos deixa feliz e isso nos faz querer repetir aquele hábito repetidamente. Dessa forma, descobrir qual é o benefício que você está recebendo pelos seus hábitos é uma forma de se livrar de alguns deles.

Para isso, experimente alterar detalhes da sua rotina até descobrir por que você faz cada coisa. Por exemplo: você almoça com os colegas de trabalho todo dia no mesmo restaurante caro. Tente variar as companhias e a frequência para identificar o que de fato te leva a almoçar lá e gastar aquele valor.

 

3º – ISOLAR A DEIXA QUE INICIA O HÁBITO

Após identificar a motivação para os hábitos que te fazem gastar mais que é preciso, chegou a hora de descobrir o estopim do ciclo vicioso. Anote e observe a deixa que inicia o hábito, para isso responda as perguntas: onde você está? Que horas são? Como você se sente? Quem está com você? O que você acabou de fazer?

Após fazer isso por no mínimo uma semana você vaia perceber que há um padrão no seu comportamento e conseguir identificar as deixas que te fazem iniciar o hábito, assim será mais fácil evita-las.

 

4º – FAÇA UM PLANO

A última dica é solucionar o problema de fato. Você precisará elaborar uma estratégia para criar uma rotina nova e um novo hábito financeiro. A mudança de pequenos hábitos financeiros como por exemplo tomar um café depois do almoço, que você considera que não impacta o seu bolso, pode ser a chave para a realização do seu sonho de ter um imóvel próprio.

Quais hábitos você precisa mudar para começar a organizar a sua vida e assim conseguir construir um patrimônio?

Agora que você já sabe por onde começar está na hora de abandonar os hábitos que te impedem de crescer.