Conheça os benefícios que tornam os empreendimentos planejados um sonho de consumo

O planejamento é indicado por muitos como a parte mais importante de qualquer processo. Concordando ou não com essa ideia, é preciso admitir que proceder seguindo uma base de direcionamentos e definições costuma trazer melhores resultados do que agir sem nenhum tipo de coordenação.

Quando aplicado no setor do desenvolvimento urbano o conceito de planejamento pode fazer toda a diferença, nos auxiliando a encontrar soluções que podem mudar bastante a cara dos empreendimentos que encontramos por aí e impactar de forma positiva a nossa sociedade.

Histórico

O Brasil vivenciou uma intensa fase de crescimento desordenado na segunda metade do século XX. Processo que deixou marcas profundas em nossas cidades.

Graças ao desenvolvimento industrial, os centros urbanos, que sediavam os comércios e as indústrias, se tornaram o destino de milhares de trabalhadores que antes ocupavam as áreas rurais do país.

Esses espaços se mostraram incapazes de acomodar o contingente de indivíduos que precisavam de um lar. Assim, em busca de moradia, essas pessoas precisaram recorrer às zonas periféricas, caracterizadas pela falta de desenvolvimento e pelo descaso social. 

Dessa maneira, a ocupação desses espaços aconteceu de forma desordenada e caótica. Alguns desses locais continuam até os dias de hoje sem acesso a serviços que deveriam ser garantidos a todos, como saneamento básico e transporte público.

Atualidade

Agora, uma firme tendência do mercado imobiliário tenta reverter esse cenário, prezando pelo planejamento e pelo cuidado na construção de novos espaços.

Os empreendimentos urbanos planejados vem conquistando cada vez mais espaço e clientes, por isso, preparamos uma lista com cinco vantagens para aqueles que pretendem investir ou morar em um desses locais. Confira:

5 vantagens de investir em empreendimentos planejados

1 – Qualidade de vida 

Os empreendimentos planejados tem como grande destaque a sua infraestrutura. Esses projetos são pensados para atender às necessidades conforme o perfil dos moradores. 

O tripé moradia, trabalho e lazer guia o trabalho dos profissionais responsáveis pelo projeto urbanístico desses espaços. Dentre os atributos desses locais, ganham evidência as ciclovias, as ruas mais largas, espaços coletivos de entretenimento e lazer, como quadras poliesportivas, piscinas, salões de festa e até mesmo spas.

Além disso, o conforto do morador no dia a dia também é levado em consideração. Os empreendimentos podem contar com os mais diferentes comércios, como farmácias, mercados, escritórios e até mesmo escolas. Tudo planejado para que o residente não precise se deslocar por grandes distâncias para ter acesso aos serviços essenciais de sua rotina.

2 – Impacto econômico

A presença desses estabelecimentos dentro do empreendimento acaba por estimular a geração de empregos e de renda, tornando esse um espaço valioso para outras pessoas que não apenas os seus moradores. 

Por fim, os rendimentos propiciados por estes comércios podem trazer benefícios para estrutura do próprio empreendimento, podendo ser revertidos em investimentos em iluminação, paisagismo e segurança.

3 – Segurança 

Empreendimentos planejados se diferenciam de outros espaços por várias características, contudo, a que provavelmente mais chama atenção é a segurança oferecida por esses locais.

A maioria desses espaços contam com abundante iluminação, ruas largas, posicionamento de estruturas capaz de fornecer uma boa capacidade de comunicação entre a vizinhança, sistema de monitoramento, rondas frequentes e portarias que funcionam 24 horas, autorizando a entrada e a saída de moradores e visitantes. 

4 – Sustentabilidade

Afirmar que empreendimentos planejados se diferenciam de modo extremo de espaços comuns não é exagero e a relação desses espaços com o meio ambiente é uma das maiores provas dessa distinção. A preservação ambiental e a conservação de recursos naturais são pautas de extrema importância. 

Como os empreendimentos prezam pela qualidade de vida de seus moradores, a sustentabilidade, obviamente, não poderia ser deixada de fora. Podemos encontrar traços de sua presença nos mais diversos espaços, como nas áreas verdes, na arborização dos espaços e no modo como o lixo é tratado. 

É comum nestes empreendimentos o descarte consciente de resíduos, um sistema de reciclagem ativo e espaços para a transformação de matéria orgânica, que pode ser usada para manutenção dos jardins e áreas verdes.

5 – Legalidade

Infelizmente, muitos brasileiros podem compartilhar histórias de golpes sofridos durante um dos momentos mais importantes da vida: a compra do lote ou casa própria. Golpistas abusam da confiança dos compradores e vendem lotes de procedência duvidosa, causando dor emocional gigantesca em indivíduos que pensavam estar realizando um sonho. 

Nesse sentido, ao decidir investir ou comprar um lote ou um imóvel de um empreendimento planejado, o comprador tem uma maior tranquilidade de estar negociando um imóvel desenvolvido dentro da legalidade e seguindo todas as exigências de aprovações nos órgãos públicos.

Inclusive, empresas responsáveis pela venda deste tipo de imóvel, geralmente oferecem aos clientes garantia sobre todas as questões legais envolvendo os seus empreendimentos.

Agora que você conhece várias vantagens ligadas aos empreendimentos urbanos planejados, se sente mais confortável em dar uma chance a esse tipo de negócio? Qual dos benefícios citados mais chamou a sua atenção? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você!

Deixar um comentário