Existe idade ideal para comprar um imóvel?

O melhor momento para comprar um imóvel

Comprar um imóvel próprio é um sonho compartilhado por milhões de brasileiros. Entretanto, o caminho para alcançar esse objetivo pode ser bastante desafiador.

Isso acontece, principalmente, pelo alto valor desses bens e pela segurança financeira necessária para dar esse passo. 

Justamente devido à importância dessa resolução, muitas dúvidas rondam o momento de decidir sobre a aquisição de uma residência própria.

Uma das maiores questões é referente à idade mais indicada para a compra de uma casa própria.

E para encontrar uma resposta a esta questão é preciso levar em consideração diversas particularidades, que serão diferentes para cada indivíduo.

Todavia, é sim possível estabelecer uma idade indicada para a compra de uma casa própria mesmo diante dessas diferenças.

Você tem curiosidade em descobrir essa resposta? Então é só continuar a leitura deste artigo!

Formas de comprar um imóvel

É preciso avaliar as opções de modalidade de compra e qual delas se encaixa melhor na sua realidade antes de qualquer decisão sobre a compra da casa própria.

Afinal, a realização de um sonho não pode te impedir de viver de forma plena financeiramente. 

Financiamento

Nessa modalidade, o comprador solicita crédito para uma instituição bancária a fim de pagar parte ou a totalidade do valor de um imóvel.

A maioria dos financiamentos têm prazo superior a 10 anos, o que facilita o pagamento das parcelas, graças à diluição do valor.

Contudo, o contratante deverá arcar com juros e taxas em cima do valor do imóvel, elevando o valor do montante final.

Entenda os 3 tipos de financiamento imobiliário

Consórcio 

Essa é mais uma modalidade em que o imóvel é pago em parcelas, porém, ao contrário do financiamento, aqui, um grupo se une e contribui mensalmente com uma espécie de poupança.

Dentro de determinado período participantes do consórcio são sorteados, geralmente esses sorteios são realizados mensalmente, e recebem então uma carta de crédito para aquisição do imóvel. 

À vista

Essa é, provavelmente, a modalidade mais desafiadora, pois exige do comprador uma imensa reserva de dinheiro. Para a maioria dos brasileiros, uma poupança desse tamanho exige anos de esforço e bastante economia. 

Afinal, qual a idade ideal para comprar um imóvel?

O melhor momento para comprar um imóvel

Como demonstrado pelas modalidades de compra de um imóvel, essa é uma decisão que envolve bastante planejamento e dedicação.

Por esses motivos, não é indicada para pessoas jovens, principalmente aqueles que completaram 18 anos recentemente. 

Inclusive, de acordo com a legislação brasileira, apenas indivíduos com 18 anos completos podem assinar contratos de compra e venda de imóveis, justamente para garantir maior segurança para esse processo. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o valor do imóvel. Tanto no financiamento quanto no consórcio, o comprador vai precisar dispor de um bom valor mensal para realizar a compra da residência.

Portanto, ter uma vida financeira estabilizada e saudável, algo que a maioria das pessoas atinge com anos de experiência e trabalho, também é um pré-requisito.

Sendo assim, considerando a idade necessária para a compra e a situação financeira esperada, a conclusão é de que a idade ideal para comprar um imóvel está compreendida entre os 30 e os 45 anos. 

Outros indicativos

Outros indicativos de que essa é a idade ideal, estão ligados às taxas, seguros e juros ligados ao financiamento residencial, que é a modalidade de compra mais comum em solo brasileiro.

As parcelas de um financiamento não são compostas apenas pelo valor a ser pago de volta para o banco, mas também por juros, tarifas e seguros obrigatórios, dentre eles, o MIP (Morte ou Invalidez Permanente).

Esse seguro visa proteger o banco, caso o contratante do financiamento faleça ou sofra um acidente e fique incapaz de continuar com os pagamentos referentes ao financiamento.

Esse seguro tem o seu valor alterado de acordo com a idade do contratante, afinal, quanto mais velho o indivíduo, maiores são as chances de que ele sofra de algum dos males citados anteriormente.  

Sendo assim, as taxas sobre as parcelas do financiamento podem ser menores dependendo da idade do contratante, barateando o valor a ser pago. 

Existe, ainda, uma regra que define que os contratantes do financiamento devem ter no máximo 80 anos e seis meses completos na data do pagamento da última parcela do financiamento.

Dessa forma, apenas pessoas que possuam 50 anos ou menos poderão contratar financiamentos que tenham prazo de 30 anos. 

Apesar da chance de contratar o financiamento, essa pessoa ainda terá de lidar com as taxas trazidas pelo MIP e outros seguros. 

E então, você está dentro do período compreendido como ideal para comprar um imóvel? Tem planos para comprar a casa própria em um período próximo?

Se a sua resposta for sim, a Trípoli pode te ajudar nesse objetivo!

Deixar um comentário