4 Dicas para te auxiliar na hora do financiamento imobiliário

Comprar um imóvel é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa e, por mais que você se prepare financeiramente, vários sentimentos sempre vêm à tona. Ficamos felizes por adquirir um novo bem, mas também preocupados, muitas vezes por falta de conhecimento dos processos que envolve um financiamento imobiliário. Se esse for o seu caso, nosso artigo de hoje vai te ajudar muito.

Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a tomar a decisão segura para a compra de seu sonhado imóvel.

1 – FAÇA UM MAPEAMENTO DAS DESPESAS DO PROCESSO TODO

Seja qual for o tipo de imóvel ou área que você está comprando, faça um mapeamento das despesas. Se informe com o seu corretor e tente identificar previamente todas as possíveis despesas adicionais ao processo de compra, assim nenhum gasto extra vai te pegar desprevenido.

2 – TENTE SE INFORMAR SOBRE O FLUXO DE APROVAÇÃO DE CRÉDITO E DEMAIS MODALIDADES DE PAGAMENTO

É importante saber todos os passos do processo de aprovação de crédito. É aconselhável que você esteja com crédito pré-aprovado antes de escolher seu imóvel. Isso evitará frustrações caso você escolha o imóvel dos sonhos, mas não consiga aprovar crédito para comprá-lo.

Normalmente clientes de bancos tem crédito pré-aprovado, contudo, para aquisições de maior valor, uma comprovação de renda e análise do comprometimento dos ganhos mensais podem ser requeridas.

 

3 – ORGANIZE A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Seu corretor pode te passar uma lista de documentos necessários para realizar o financiamento. Saber quais são os documentos e já ter eles em mãos, pode dar mais agilidade ao processo.

4 – ESTABELEÇA UM PLANO DE METAS PARA A COMPRA

Juntamente com o seu corretor, faça um plano de metas com datas para as visitas dos imóveis e um formulário para comparação entre as opções visitadas. Dessa forma, você tomará uma decisão mais acertada na hora de escolher o imóvel ideal.

 

OPÇÕES DE FINANCIAMENTO DISPONÍVEIS NO BRASIL

Depois de saber como se preparar para um financiamento, vamos conhecer quais os tipos de financiamentos existem no Brasil. Existem várias modalidades para financiamento de imóveis e cada opção trabalha com regras próprias.

– Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

O SFH é o Sistema Financeiro da Habitação criado e regulamentado pela lei nº4.380, de 21 de agosto de 1964. Ele rege a maioria dos financiamentos imobiliários que ocorrem no país. Emprega recursos das contas de poupança, ou repassados pelo FGTS, no financiamento da aquisição e construção de imóveis residenciais.

O valor máximo de avaliação do imóvel dentro do SFH é de R$ 950 mil nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Nos demais estados esse valor é de R$ 800 mil. O limite máximo de financiamento, para imóveis novos, é de 80% do valor do imóvel.

O Custo Efetivo Máximo permitido para o contratante é de 12% ao ano. É importante ressaltar que o Custo Efetivo Máximo é diferente do Custo Efetivo Total (CET). No primeiro, não estão incluídos os custos referentes aos seguros de Morte e Invalidez Permanente (MIP), Danos Físicos ao Imóvel (DIF) e à taxa de administração mensal.

– Pró-cotista

Pró-Cotista é uma linha de financiamento disponível para os clientes que atenderem aos critérios estabelecidos pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A linha Pró-Cotista tem taxas de juros mais atrativas que o SHF.

Os proponentes devem comprovar um período mínimo de 36 meses de trabalho sob o regime do FGTS (não necessariamente consecutivos) ou saldo em conta vinculada de pelo menos 10% do valor da avaliação do imóvel. Eles também não podem ser proprietários de imóvel no município (ou região metropolitana) onde moram ou trabalham, nem possuir financiamento no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) em qualquer parte do país.

 

– Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

O SFI é o Sistema de Financiamento Imobiliário criado e regulamentado pela lei nº9.514, de 20 de novembro de 1997. Ele rege os financiamentos imobiliários que ocorrem fora das regras do SFH no país. A principal fonte de recursos do SFI são os grandes investidores institucionais, que possuem expressivos ativos, não só no Brasil, como em outros países: fundos de pensão, fundos de renda fixa, companhias seguradoras e bancos de investimento.

O SFI é destinado a financiar imóveis com valores superiores aos permitidos pelo SFH, sem estabelecer nenhum teto. Também não há limite para o comprometimento de renda e o empréstimo pode ser equivalente a até 90% do valor do imóvel, podendo ser pago em até 35 anos.

Os juros, taxas e seguros que compõem o CET no SFI variam bastante de banco para banco e, normalmente, estão vinculados ao grau de relacionamento que o candidato tem com a instituição.

COMO DEFINIR QUAL É O MELHOR FINANCIAMENTO PARA VOCÊ?

Para escolher a opção de financiamento que melhor se adequa as suas necessidades e condição financeira, procure entender as formas de amortização previstas para cada contrato. As duas principais formas de amortização utilizadas para financiamento são:

– Tabela Price

A Tabela Price é o sistema de amortização mais utilizado nos empréstimos e financiamentos e sua principal característica são as prestações, compostas de amortização mais juros, de mesmo valor.

Nos pagamentos iniciais a maior parte da parcela, composta por amortização mais juros, será formada pelos juros, enquanto a menor parte se refere à amortização. Com o decorrer do tempo, essa situação vai se invertendo até que, a partir de determinado momento, a maior parte da parcela é formada pela amortização e, a menor, pelos juros.

A vantagem do Sistema Price é oferecer a possibilidade de pagar, no início, parcelas menores do que seriam aquelas cobradas pelo Sistema de Amortização Crescente (SAC).

– Sistema de Amortização Constante (SAC)

No SAC a amortização possui valor fixo, que corresponde ao valor do financiamento dividido pelo número de meses previstos no contrato. Para compor o valor da prestação são acrescidos os juros à amortização, os quais são maiores no início e vão decrescendo com o passar do tempo, resultando em uma consequente redução das parcelas.

Com o SAC você pagará menos juros que no Sistema Price, mas as parcelas iniciais terão maior valor.

Para saber com mais detalhes sobre Tabela Price e SAC, acesse nosso artigo no link abaixo:

SAC x PRICE – Entenda os Dois Principais Tipos de Financiamento Imobiliário

Gostou das dicas?

Agora é só falta escolher o imóvel dos seus sonhos aqui na Tripolí.