Compare as três linhas de financiamento de imóveis da Caixa

Banco lançou empréstimo prefixado com taxas a partir de 8% ao ano para competir com linhas indexadas à TR e ao IPCA

A Caixa lançou uma linha de financiamento imobiliário prefixado. Ou seja, que não tem indexador. A ideia é que este seja um produto do tipo “sem surpresas”, mas com taxa acima de linhas tradicionais como aquela atrelada à Taxa Referencial (TR), que hoje está em zero. As taxas de juros vão de 8% ao ano a 9,75% ao ano.

Quanto menor o risco futuro, maior a taxa do banco. Esta nova linha é a que tem juros nominais mais altos, mas não está vulnerável a possíveis mudanças na TR e muito menos aos altos e baixos da inflação, como a linha da caixa atrelado ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Como o financiamento imobiliário costuma ser um crédito de longo prazo, é importante entender o que pode variar durante esse tempo e afetar o preço das suas parcelas. Para conseguir as melhores taxas, a Caixa afirma que o cliente precisará ter “relação com o banco”. Portanto, receber salário, ter poupança ou fazer investimentos pela instituição são fatores que contam para barganhar uma taxa mais baixa.

As três linha de financiamento (TR, IPCA e prefixada) só valem para financiamento de imóveis nas regras do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que usa recursos de poupança e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As linhas do Minha Casa Minhas Vida configuram outra categoria de empréstimo imobiliário.

Santander sobe limite do financiamento para 90% do valor do imóvel.

Veja abaixo as diferenças entre as linhas de crédito imobiliário da Caixa. Lembrando que os valores das taxas são apenas um dos componentes do Custo Efetivo Total (CET) da operação, que inclui ainda seguro e outras tarifas, que podem elevar a taxa em quase 2 pontos percentuais.

Linhas de crédito imobiliário da Caixa no SFH

Linha de crédito Taxa de juros mínima Taxa de juros máxima Indexador Reajuste mensal Prazo máximo
Atrelado à TR 6,5% ao ano 8,5% ao ano Taxa Referencial (hoje em zero) Sim 360 meses
Atrelado à inflação 2,95% ao ano 4,95% ao ano Inflação IPCA (4,19% nos últimos 12 meses) Sim 420 meses
Prefixado 8% ao ano 9,75% ao ano Nenhum Não 360 meses