Torne sua casa mais ecológica!

A maior conscientização e preocupação com o meio ambiente global tem mudado a forma de pensar nosso dia a dia. Soluções ecológicas e eficientes ganharam o mercado nos últimos anos e tem ajudado a repensar nossas escolhas, inclusive na arquitetura e construção civil. 

Se você é um dos que buscam soluções fáceis e sustentáveis, confira as dicas que separamos para você.

 

1. Escolha lâmpadas de LED

Essa é a prova de que pequenas ações podem fazer a diferença.
Ao escolher as lâmpadas de LED você faz uma economia de 50% a 70% de energia em relação às lâmpadas comuns. Além disso, essas lâmpadas possuem uma longa durabilidade e suportam um longo período sem troca (até 6 vezes mais que as lâmpadas convencionais).
Quer mais um motivo? O material da lâmpada LED é 98,5% reciclável, ou seja, economia para você e pro meio ambiente.

2. Utilize produtos de limpeza ecológicos 

Produtos de limpeza comuns, pesticidas e repelentes têm em sua formulação compostos orgânicos voláteis, os chamados VOCs. Apesar de inofensivos à saúde humana, esses compostos são despejados no esgoto e podem acabar trazendo impactos negativos ao meio ambiente. 

Uma maneira sustentável de contornar esse problema é utilizando produtos de limpeza ecológicos, que não agridem o meio ambiente. Também é possível utilizar produtos como vinagre, bicarbonato de sódio e limão para produzir misturas caseiras para as limpezas.

 

3. Cuide do seu lixo

Reutilizar, reciclar e reduzir são os 3R’s do futuro. Pense em soluções sustentáveis para o seu lixo. Todos os componentes podem ser reutilizados ou reciclados. No caso dos descartáveis e outros componentes, o ideal é reduzir o consumo.

  Trocar as garrafas plásticas por garrafas térmicas duráveis ou retornáveis, separar o lixo orgânico do lixo reciclável e cozinhar a quantidade exata de comida a ser consumida são algumas ações que fazem a diferença no dia a dia e no seu bolso.

 

4. Reutilize água 

A água é um recurso natural ameaçado. Por isso, o consumo consciente é essencial. 

Adote o banho consciente, com no máximo 15 minutos de duração. Para aproveitar o momento e ainda assim economizar, aposte em duchas e chuveiros que consomem menos água. Se possível, busque por aqueles de classe energética A++ ou A+++ que consomem menos energia.

Otimizar o uso da máquina de lavar também reduz o consumo de água. Ao invés de lavar apenas uma peça, acumule uma pilha para lavar de uma única vez. Dependendo do nível da lavagem, ainda é possível aproveitar a água para lavar a casa ou tapetes.

 

5. Dê tchau às sacolas plásticas

Vários supermercados abandonaram a distribuição de sacolas, substituindo-as por caixas de papelão e sacolas reutilizáveis. Adote uma dessas sacolas, deixando-a no carro sempre que for fazer compras. 

Para o armazenamento do lixo, utilize sacolas biodegradáveis. Fabricadas com resinas de amido, papel e ácido poliláctico, essas sacolas demoram em média apenas 18 meses para se decompor.

 

Gostou das dicas? Coloque-as em prática e colabore com o meio ambiente. E, é claro, continue acompanhando o blog da Trípoli para conhecer novas soluções.