O que é um sobrado? Conheça sua definição e características

De forma geral, o conceito de um sobrado é bem simples, trata-se de uma construção com um dois ou mais andares. Embora alguns se refiram a duplex ou tríplex, este é o termo mais utilizado no mercado imobiliário. Os sobrados são mais voltados para residências, contudo, há construções do tipo disponíveis para locação e venda comercial. 

A oportunidade de ter cômodos maiores devido ao andar superior é uma vantagem que atrai pessoas a esse estilo de imóvel, especialmente famílias grandes, pois há espaço suficiente para se acomodar, ter área de lazer e receber visitas. 

A principal característica de um sobrado diz respeito ao aproveitamento da metragem do terreno, visto que mesmo os pequenos lotes podem se transformar em uma casa grande e aconchegante, com espaço para todos os residentes. Por meio de um ou mais andar superior é possível aproveitar ainda parte do terreno para fazer um jardim. 

As vantagens de construir um sobrado

A versatilidade do sobrado certamente é uma de suas maiores vantagens. Apesar do estilo ser voltado mais ao âmbito residencial, ele também se mostra como uma opção comercial. Uma microempresa com cerca de 15 a 20 funcionários, por exemplo, pode encontrar em um sobrado o lugar perfeito para abrir seu empreendimento.

Outra forma que tem sido bastante utilizada é a divisão dos ambientes. Algumas pessoas usam o térreo para abrir um negócio específico, enquanto o segundo andar serve de residência. Uma forma de economizar nas despesas e ainda investir no mercado. 

Além disso, como mencionado, o aproveitamento da metragem é um benefício diferencial. Você pode ter mais um pavimento superior e planejar cada um deles para ser o que desejar. Caso tenha condições de investimento, alguns sobrados com mais de três andares possuem até elevador, tanto para facilitar o acesso aos pavimentos quanto para oferecer acessibilidade. Embora seja uma ideia tentadora, é importante ter em mente que não é um projeto tão barato.

Por outro lado, ao investir em um sobrado, saiba que você terá maior valor agradado no imóvel, isto é, ele com certeza valerá muito mais da quantia paga caso um dia decida vendê-lo. 

O que deve ser observado no planejamento de um sobrado

Ao comprar um sobrado ou mesmo o terreno para construir um, existe alguns pontos fundamentais para serem observados, a fim de evitar futuras frustrações. Entre eles está a dimensão da área. Embora esse estilo de estrutura possa ser aplicado em metragens pequenas, certos terrenos são estreitos demais para um.

A vizinhança também conta nessas horas, ter um sobrado pode proporcionar cômodos mais arejados e vistas privilegiadas, por isso, não faz sentido ter um em meio a prédios ou em setores majoritariamente comerciais, por exemplo.

Caso compre um lote com intenção de construir um sobrado futuramente, é essencial saber sua topografia, os traços da superfície do terreno. Isso porque alguns lotes não suportam a estrutura para determinada obra, algo que depende muito de análise. Por isso, antes de comprar o lote, consulte um engenheiro e tire todas as dúvidas com ele. 

Leave a Reply